Migração para Google Analytics 4: Guia para configurar o GA4

O Universal Analytics concluiu oficialmente a coleta de dados. Deixe uma única lágrima escorrer pela bochecha de cada profissional de marketing, agora todos os dados do seu site fluirão exclusivamente pelo Google Analytics 4.

Você configurou o Google Analytics 4 corretamente?

A única razão pela qual pergunto é porque, bem, o GA4 é meio misterioso com toneladas de configurações ocultas que precisam ser abordadas para uma coleta de dados ideal.

Na seção de administração do GA4, você verá duas colunas: Conta e Propriedade. A coluna Propriedade é onde a maioria das opções de configuração importantes estão ocultas.

Fuso horário no Google Analytics 4

O fuso horário de sua propriedade pode ser definido na seção Configurações de propriedade da coluna Propriedade. Ao criar sua propriedade do GA4, você tinha a opção de definir seu fuso horário. Se você for como eu, provavelmente acabou de apertar o botão “próximo”. Mas não tão rápido! Você precisa verificar novamente esta configuração.

Já sabemos que diferentes plataformas rastreiam de maneira diferente, então não estamos rastreando maçãs para laranjas, mas se não estivermos usando os mesmos fusos horários para relatórios, podemos também rastrear maçãs para pepinos.

Moeda no Google Analytics 4

Acontece que há mais de uma coisa para tocar na seção Configurações de propriedade na coluna dois. No mesmo local em que você configurou seu fuso horário, você tem a opção de alterar sua moeda.

Por padrão, o Google define a moeda como USD para todos os relatórios, corrija para BRL e evite confusão nos seus dados.

Observação: se você estiver fazendo negócios com várias moedas, o Google fará as conversões no back-end para continuar gerando relatórios em USD.

Configure a Medição aprimorada

A medição aprimorada é talvez uma das maiores mudanças com o Google Analytics 4.

Se você não tem certeza do que é medição aprimorada, é essencialmente rastreamento de eventos pré-criado. O que é realmente ótimo, exceto quando rastreia as coisas incorretamente. Você pode visualizar todos os eventos coletados automaticamente na seção Fluxos de dados depois de clicar no fluxo de dados desejado.

Esses eventos e parâmetros serão rastreados sem problemas, mas há algumas instâncias que podem exigir depuração adicional. Essa questão mais pertinente para os usuários gira em torno das interações do formulário, principalmente para quem possui o Meta pixel em seu site. As interações de formulário falso tendem a ser acionadas por pixels do Meta é usado um “envio de formulário” para passar dados do seu site para o deles.

Sugiro usar a ferramenta de depuração do GA4 ou observar sua análise em tempo real para verificar se o “form_destination” está correto.

Contudo, outro grande ponto problemático na medição aprimorada é que ela depende de pesquisas no site passando um dos seguintes parâmetros para o URL: q, s, pesquisa, consulta, palavra-chave. Por isso, se você usar um parâmetro diferente, ele pode ser definido nesta seção de medição aprimorada clicando no ícone de engrenagem ao lado dos eventos.

Eventos no Google Analytics 4

A seção Eventos é um ótimo lugar para uma verificação de rastreamento. Esta é basicamente apenas uma lista enorme de todos os eventos que estão sendo rastreados e com que frequência eles estão sendo acionados. Se você não vir seus eventos aqui ou os números parecerem baixos, talvez seja necessário verificar sua configuração.

Além disso, novidade no GA4, você pode criar e modificar seus eventos diretamente na plataforma. Se você fosse uma pessoa do tipo meta de destino no Universal Analytics, esta é a seção que permite criar eventos com base na localização da página.

Toneladas de outras alterações podem ser feitas usando a ferramenta de modificação de eventos, como reconciliar nomes de eventos, criar subeventos a partir de eventos coletados, etc.

Como configurar Conversões no GA4

Assim como a seção de Eventos, esta seção de Conversão é o melhor lugar para fazer uma verificação rápida e garantir que as coisas mais importantes estejam sendo rastreadas em seu site. Se você não vir uma de suas conversões nesta tela, precisará voltar para as seções de Eventos e clicar no botão de alternância à direita do nome do evento.

Se você vir suas conversões, mas os números parecerem estranhos, clique nos três pontos à direita da conversão para ver o método de contagem. Assim, por padrão, o Google conta conversões para cada conclusão de evento. No entanto, convém contar as conversões apenas uma vez por sessão. Se for esse o caso, clique nesses três pontos e altere o método de contagem para “Uma vez por sessão”.

Defina todos os domínios no Google Analytics 4

Para todos os meus amigos que usam domínios diferentes para suas lojas, seus cursos, seu site principal e/ou seu blog – sua hora chegou.

A boa notícia é que o acompanhamento de vários domínios no GA4 é muito mais fácil do que no UA. A má notícia é que isso só é verdade se você souber onde encontrar o widget de configuração. Portanto, para definir todos os seus domínios, navegue até

Fluxos de dados > selecione fluxo de dados > Definir configurações de marca > Configurar seus domínios.

Essa etapa é especialmente importante no GA4 porque os cliques de saída são rastreados usando a medição otimizada. Portanto, não definir todos os seus domínios pode levar a falsas contagens de “cliques”.

Remova o Tráfego interno no GA4

Para garantir que o tráfego interno não interfira nos seus dados, é recomendado configurar um filtro para excluí-lo:

Então, para filtrar o tráfego interno por endereço IP, você precisará ir para Fluxos de dados > selecionar fluxo de dados > Configurar tags > Mostrar tudo > Definir tráfego interno.

Agora, no Google Analytics, essa é a única maneira de definir o tráfego interno.

Lidando com Referências Indesejadas no Google Analytics 4

Galera do comércio eletrônico, esta é para vocês. Se você estiver usando um processador de pagamento de terceiros, como Mercado Pago, PagSeguro ou Paypal, esse é um grande problema.

A menos que você queira que todas as suas compras sejam atribuídas aos seus processadores de pagamento, você deve especificar ao Google que existem referências indesejadas. Se você não tem certeza se tem sites que precisa marcar como referências indesejadas, verifique seu relatório de Aquisição de Tráfego e altere a dimensão principal para Origem/Mídia da Sessão.

Utilizando Dimensões Personalizadas no GA4

Se você for como eu e enviar 80% de seus eventos usando o Gerenciador de tags do Google, vai querer conferir isso!

Na maioria das vezes, as pessoas usam o GTM para enviar dados extras com seus eventos na forma de eventos ou parâmetros do usuário. O GA4 coleta e processa esses parâmetros, mas NÃO retém esses dados, a menos que você tenha definido as dimensões.

Portanto, se você quiser ver seus parâmetros, precisará criar uma dimensão personalizada para cada um. É muito fácil, basta nomear a dimensão e selecionar o parâmetro de coordenação.

  • Navegue até a seção “Administração” e, em “Propriedade”, clique em “Dimensões personalizadas”.
  • Crie uma dimensão personalizada para cada parâmetro enviado via Gerenciador de Tags do Google.

Como estender a Retenção de Dados no GA4

Por último, e talvez o mais importante, você vai querer estender sua janela de retenção de dados.

Esta é talvez uma das configurações mais importantes, mas mais ignoradas.

Na coluna de propriedade, você navegará para Configurações de dados > Retenção de dados. Por padrão, as propriedades do GA4 são definidas apenas para reter dados de eventos por 2 meses.

São apenas 60 dias. Isso não é nem uma temporada inteira de uma boa série de TV.

A boa notícia é que você pode alterar isso de 2 meses para 14 meses com três cliques em um botão.

Ao seguir cada passo deste guia, você estará preparado e com uma migração bem-sucedida!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top