Como aumentar o tráfego orgânico: Segredos Revelados

O site da sua empresa é essencialmente o rosto da sua marca, responsável por causar uma ótima primeira impressão. Além disso, seu site deve fornecer informações, responder a perguntas e concluir vendas. No entanto, nada disso pode ser alcançado se você não estiver atraindo tráfego para o seu site. Isso pode parecer assustador, especialmente se você acabou de lançar um site. No entanto, uma vez que você mergulhe no assunto, verá que não é tão estressante quanto pode ter pensado. Experimente usar essas sete estratégias para atrair tráfego sem pagar.

Crie um Blog Incrível

A palavra-chave aqui é “incrível”. Isso não significa apenas atualizar seu blog para promover seus produtos ou serviços. Também não significa usar o blog como um diário onde você compartilha seus pensamentos sobre qualquer coisa que esteja em sua mente.

Em vez disso, um blog incrível que atrairá tráfego sem pagar é aquele que é divertido, valioso ou útil para o seu público-alvo. Ideias de conteúdo para o seu blog podem incluir:

  1. Um estudo de caso ou história de sucesso envolvendo seus clientes – apresentar isso em formato de infográfico pode realmente impulsionar o desempenho.
  2. Uma lista de leitura de outros artigos e postagens de blog que você considera úteis ou divertidos.
  3. Aproveitar a cultura popular ou uma notícia em alta.
  4. Responder a perguntas que seu público está fazendo.
  5. Mostrar os bastidores da sua marca.
  6. Compartilhar guias instrucionais sobre seus produtos/serviços.
  7. Uma entrevista com um líder do setor.
  8. Fazer com que sua equipe compartilhe suas coisas favoritas.

Faça com que seu nome seja reconhecido o máximo possível

Além de criar e compartilhar conteúdo em seu blog, você também precisa chamar a atenção do seu blog em outros lugares. Isso pode incluir escrever postagens de blog parceiros, responder perguntas em fóruns ou aparecer em podcasts ou webinars de influenciadores. Além das oportunidades online, comece a falar em eventos, dar aulas em uma faculdade local ou patrocinar encontros.

E não deixe de lado algumas táticas mais tradicionais. Isso inclui principalmente a aquisição de links e a listagem em diretórios e sites de avaliação online.

Isso pode parecer muito trabalho. No entanto, a ideia é fazer com que um novo público descubra seu site sem gastar dinheiro com marketing. E qual melhor maneira de fazer isso do que colocar seu nome lá fora, aproveitando a audiência de outra pessoa?

Sua despesa principal aqui será o tempo dedicado à criação de conteúdo e à divulgação para aqueles com uma audiência estabelecida.

Ofereça algo de graça

Isso não significa que você deve distribuir brindes o tempo todo. Significa que você pode oferecer um conteúdo digital incrível de graça. Isso pode incluir:

  • Um relatório ou eBook gratuito.
  • Vídeos ou gráficos que podem ser incorporados em outros sites.
  • Uma série de tutoriais.
  • Imagens de alta resolução.
  • Modelos de design.
  • Um capítulo gratuito do seu livro ou uma faixa do seu álbum.

Ao oferecer algo gratuitamente, você está incentivando as pessoas a visitarem seu site. Além disso, as encoraja a compartilhar esse conteúdo com sua rede, o que significa ainda mais visitantes.

Lembre-se apenas de usar uma licença Creative Commons para que as pessoas saibam exatamente o que podem ou não fazer com sua propriedade intelectual.

Além de oferecer conteúdo digital gratuito, você também pode lançar um concurso ou sorteio. Essa é uma maneira comprovada de aumentar o tráfego e obter novos assinantes de e-mail. Certifique-se de revisar as leis sobre sorteios e promoções.

Além disso, se você estiver falando em um evento ou conferência, distribua alguns brindes. Apenas certifique-se de que eles sejam memoráveis e relevantes para a sua marca. Se você estiver sem ideias, o Eventbrite compilou 13 ideias originais de brindes para você experimentar.

Engaje-se Online

Seja o mais ativo possível em grupos e sites online. No entanto, não em qualquer grupo ou site online. Eles devem ser relevantes para o seu negócio e comunidade.

Então, como você pode construir presença? Comece deixando comentários em postagens de blog e mídias sociais. Responda a perguntas que outros usuários fizeram. E participe de conversas relacionadas à sua indústria.

Quanto mais você se envolver com sua comunidade, mais exposição e visitas ao perfil você receberá. Se seus perfis de mídia social contiverem um link para o seu site, você transformou seu engajamento em uma maneira de direcionar mais tráfego para o seu site.

Ao mesmo tempo, você também deseja se envolver de forma moderada e sincera. Eu sei que você quer mais visitantes em seu site. Mas incluir constantemente links para o seu site em seus comentários pode parecer um pouco insistente e spam.

Aproveite o SEO de Cauda Longa

Palavras-chave são essenciais quando se trata de atrair visitantes para o site. Isso ocorre porque, sem palavras-chave, seu site não apareceria no topo dos mecanismos de pesquisa.

Quando se trata de palavras-chave, existem palavras-chave de cauda curta e palavras-chave de cauda longa.

Palavras-chave de cauda curta são simplesmente frases de pesquisa que contêm apenas uma palavra. Portanto, se você tivesse um site de imobiliária, usaria uma palavra-chave como “imóvel”. Palavras-chave de cauda curta são ótimas para atrair muitos visitantes para o seu site. O problema? Elas são extremamente competitivas e mais difíceis de classificar.

Em vez de focar em palavras-chave de cauda curta, aproveite o poder das palavras-chave de cauda longa. Essas são frases com três ou mais palavras que são mais descritivas e direcionadas ao seu público específico. Como resultado, você terá uma chance melhor de classificação mais alta. Além disso, à medida que os mecanismos de pesquisa e as capacidades de reconhecimento de voz avançam, mais pessoas estão usando frases específicas ao fazer pesquisas online.

Então, se esse mecânico estivesse localizado em Porto Alegre e se especializasse em veículos Audi, ele usaria frases de cauda longa como “mecânico Audi em porto alegre”.

Lance novos produtos ou serviços

Lembra-se de toda a cobertura que Elon Musk e sua Boring Company receberam quando anunciaram que estariam vendendo lança-chamas?

Embora eu definitivamente não esteja sugerindo que você comece a vender lança-chamas, é um ótimo exemplo de como lançar um novo produto ou serviço pode gerar buzz. E, quando você tem esse tipo de tração, as pessoas naturalmente visitarão seu site para ver do que se trata toda a agitação.

Se você quiser fazer com que as pessoas falem sobre seu novo serviço ou produto, certifique-se de que ele atenda às suas necessidades. Pode não ser tão emocionante quanto um lança-chamas, mas é uma maneira infalível de fazer as pessoas começarem a discutir sobre o seu negócio.

Otimize seu site: como melhor para o tráfego orgânico

Por fim, se você quiser aumentar o tráfego do seu site, otimize-o. Isso significa acelerá-lo ao:

  • Eliminar plugins desnecessários.
  • Usar Redes de Distribuição de Conteúdo, ou CDNs.
  • Ativar o cache do navegador.
  • Garantir que os scripts do seu site estejam atualizados.
  • Redimensionar suas imagens antes de enviá-las para o site.
  • Ativar a compressão Gzip.
  • Manter os arquivos CSS no topo da página e o código Javascript na parte inferior.
  • Use as marcações corretas como H1, H2, H3, H4 e outros.
  • Desenvolva o Texto Alternativo das imagens utilizando suas palavras-chaves.

Além disso, certifique-se de que seu site seja amigável para dispositivos móveis. E não se esqueça de facilitar para os visitantes compartilharem seu conteúdo usando botões de compartilhamento social. Eu sugeriria que você faça testes A/B em seus títulos e conteúdo para ver qual tipo de conteúdo seu público está compartilhando com mais frequência.

Agora que você conhece essas sete estratégias, comece a implementá-las em seu site. Com dedicação e esforço, você verá um aumento significativo no tráfego do seu site, e tudo isso sem gastar dinheiro.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top